WhatsApp Marketing

WhatsApp Marketing: Sua Ferramenta Campeã

By 5 de novembro de 2018 No Comments

WhatsApp Marketing: Sua Ferramenta Campeã

O WhatsApp Marketing tem se tornado uma ferramenta essencial para toda marca, principalmente por ser um ótimo canal tanto de relacionamento com clientes quanto para divulgação, promoção e venda de produtos e serviços.

Um dos motivos que atrai o uso deste app para a comunicação das marcas é a sua popularidade. Hoje a ferramenta conta com cerca de 1,3 bilhões de usuários ativos por mês e segundo a pesquisa Digital News Report 2018, divulgada pelo Reuters Institute, 48% dos brasileiros entrevistados afirmam usar o WhatsApp para consumo de notícias.

Em contrapartida a este índice que vem crescendo, o das mídias sociais, como o Facebook, está caindo. Nos EUA a queda já está em 9% de quem busca notícias através do app de Mark Zuckerberg, e se contabilizarmos apenas os jovens, o número sobe para 20%.

Na prática, isso significa que o seu público está de olho é no WhatsApp, tornando esta, uma ferramenta obrigatória na sua comunicação caso você queira conquistar bons resultados.

Taxa de Retorno: Email x WhatsApp

WhatsApp Marketing: Sua Ferramenta Campeã

Por exemplo, imagine que você quer ganhar pontos com a pessoa amada e investe seu tempo e criatividade na produção de uma bela carta. Você vai ao fundo de sua alma para transparecer em palavras o tamanho do seu amor. Gasta sua energia almejando um resultado positivo. Então você perfuma a carta, cruza os dedos e a coloca no correio.

O tempo passa mas você não tem retorno. Você não recebe nenhum contato e imagina que o sentimento daquela pessoa não é recíproco, mas na verdade ela pode nem ter aberto o correio, ou, ao receber a carta, pensou que não tivesse importância e jogou a carta fora.

É isso que acaba acontecendo muitas vezes com o seu email marketing. Você gasta tempo, criatividade, estratégia e até dinheiro em um canal onde a taxa de abertura é de cerca de 10%, enquanto no WhastApp este número sobe para 95% de mensagens lidas.

Como ter um bom Engajamento com seu Público

WhatsApp Marketing: Sua Ferramenta Campeã

Antes de começar a investir no WhatsApp Marketing você precisa estar preparado para interagir neste canal. É importante ressaltar alguns pontos antes de sair compartilhando o seu número por aí.

Portanto, se você deseja utilizar este canal para vender mais, certifique-se de seguir estas regrinhas básicas:

1 – Tenha Um Número Profissional

Apesar da informalidade que encontramos no app, seja o mais profissional possível, dessa maneira você retém os seus clientes ao invés de mandá-los embora. Manejar o WhatsApp de forma profissional é diferente de manuseá-lo para uso pessoal.

Evite compartilhar correntes, piadas ou qualquer conteúdo que você receba de grupos aleatórios, assim como mensagens de “bom dia” e “boa noite”. Você não precisa ser formal demais, mas também não seja inconveniente.

Por isso o certo a se fazer é ter um número apenas para o WhatsApp de sua empresa, que você deve utilizar somente em horário comercial, com o consentimento do seu cliente.

2 – Divulgue Seu Número em seu Material Online e Impresso

Agora sim, com o número certo compartilhe seu WhatsApp em toda a sua comunicação, seja em posts no Facebook e Instagram, seja em seu cartão de visitas ou flyers. O importante é que seu cliente saiba como chegar até você.

Ao compartilhar o seu número, esteja preparado para uma chuva de mensagens. Estamos falando de um aplicativo de mensagens instantâneas e o seu cliente espera ser respondido o mais breve possível. Se você não está preparado para respostas em tempo real, ainda não é hora de utilizar este canal.

3 – Insira um Botão de WhatsApp em seu Site

Algo que ajudará você é ter um botão de WhatsApp em seu site, o que trará o seu cliente em apenas um click. Daí é só traçar a melhor estratégia para ganhar o seu público. Outra dica que pode facilitar o seu dia a dia, afinal criar textos no celular pode ser um pouco mais trabalhoso, é utilizar o WhatsApp Web.

4 – Faça o seu Cliente Salvar o seu Número

Após os primeiros contatos com o seu cliente potencial, faça com que ele salve o seu número no celular, só assim você estará preparado para o próximo passo.

Uma maneira de fazê-los salvar seu contato é informando que você divulga promoções e novidades exclusivas para o público do WhatsApp e para obter estes benefícios ele precisa deixar o número salvo.

5 – Automatize sua Comunicação

Desde o primeiro contato com o seu cliente você já deve saber como agir. Geralmente as primeiras conversas são para tirar dúvidas sobre serviços e produtos, por isso, já tenha respostas prontas para dúvidas frequentes.

Mas depois que o cliente já sabe o que quer, não deixe de falar com ele. Desenhe uma estratégia que contenha o compartilhamento de fotos, vídeos e áudios, que são ótimos recursos do WhatsApp. Mas nunca se esqueça de manter o profissionalismo e não se tornar aquele “amigo inconveniente”.

6 – Crie Listas de Transmissão

Agora é a hora de criar listas de transmissão. Dessa forma você manda a mesma mensagem para vários contatos, respondendo cada um de maneira pessoal, diferente de grupos, que se torna uma comunicação muitas vezes inapropriada.

Para isso, você precisa que os seus clientes tenham o seu número salvo nos contatos do telefone. É possível criar diversas listas, com finalidades diferentes, mas cada uma pode ter no máximo 256 pessoas.

7 – Utilize Gatilhos Mentais

Como você já deve ter percebido, uma dica leva a outra. Para acertar na comunicação use e abuse de gatilhos mentais, uma estratégia campeã para converter os seus clientes.

Imagine que quando eles chegam até você eles são leads e você precisa transformá-los em compradores, o que você deve fazer?

Acelere suas vendas com o uso de gatilhos mentais em suas mensagens, pois você estará conversando com o inconsciente do seu cliente, convencendo ele de algo que no fundo ele já sabe que quer.

Incentive o seu cliente a agir utilizando os gatilhos mentais de escassez, urgência, autoridade, prova social, novidades, antecipação, dentre outros.

Aproveite, pois essa oportunidade pode não se repetir!

8 – Invista no Pós-Venda

Estudos apontam que é mais fácil fazer um upsell, ou seja, oferecer uma segunda oportunidade de compra, do que conquistar novos clientes. Portanto, trate bem quem veste a sua camisa.

Utilize as nossas dicas anteriores para obter a melhor estratégia de venda e seja grato ao seu cliente, mostre o quanto eles são importantes para a sua marca e o quanto você se importa com eles. Dessa maneira você continua gerando engajamento e também novas vendas.

Quer utilizar o WhatsApp Marketing em seu negócio? Fique de olho em nosso blog e descubra as melhores estratégias para incorporar em seu business.

Leave a Reply