Marketing Digital

Como Fazer Inbound Marketing no WhatsApp

By 30 de março de 2018 No Comments

Através do WhatsApp é possível aplicar diversas estratégias para objetivos diferentes como fidelização de clientes, pesquisa de satisfação e, o principal, aumento de vendas da sua empresa.

Como qualquer empreendedor ou profissional da área de marketing sabe, vendas costumam ser o oxigênio de uma empresa. Se a empresa não vende, ela não fatura e, sendo assim, não se sustenta. A proposta que vou te apresentar hoje aqui é para aumentar suas vendas através do WhatsApp. Porém, a grande verdade é que isso não é tão simples quanto se parece e, por isso, planejei  detalhadamente este material para explicar a você como aplicar uma metodologia vencedora de vendas via WhatsApp Marketing.

Construindo sua Lista de Transmissão para WhatsApp Marketing

O cenário ideal para gerar novos clientes via WhatsApp é possuir listas de transmissão engajadas e comunicar suas ofertas sempre que houver novidades sobre seus serviços e produtos. Os prospectos iriam ler e contratar você pela própria ferramenta. Listas de transmissão são ótimas porque através delas você pode mandar a mesma mensagem para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Isso poupa um trabalho enorme para a sua equipe de marketing, oferecendo bastante produtividade para ela.

Mediante a este cenário perfeito existe um grande porém: qual a forma ideal para construir suas listas de transmissão para se comunicar com os seus clientes? Para isso, preparei o próximo tópico para apresentar onde está a solução desta metodologia.

A Solução: Inbound Marketing no WhatsApp

Ao invés de sair cadastrando diversos clientes no seu WhatsApp, você deve fazer exatamente o inverso: Abrir sua porta de comunicação através do aplicativo, mostrar que sua empresa está disponível no WhatsApp para atrair seus clientes. Desta forma, eles que irão enviar mensagens para você e não o contrário.

Para resolver isto, preparei algumas ações para que você consiga implementar na sua estratégia de WhatsApp Marketing que, aplicadas em conjunto, vão trazer ótimos resultados para o seu negócio.

1) Divulgação do Número do WhatsApp

A primeira forma e a mais aplicada até então é disponibilizar o seu número de WhatsApp nos seus materiais de comunicação como, por exemplo, website, folders, flyers, capa de Facebook, banners em sites, anúncios impressos, entre outros.

2) Atendimento Personalizado

Quando estiver conversando com um possível cliente, sempre coloque-se a disposição para atendê-lo através do WhatsApp. Isso é bastante simples, durante a conversa basta perguntar “Você possui WhatsApp? Que tal você me adicionar para que eu esclareça suas dúvidas sempre que precisar?“. Faça isso e você aumentará sua base de clientes no WhatsApp. As pessoas gostam de usar o aplicativo porque é muito mais conveniente para elas do que uma ligação.

3) Instalar Botão de WhatsApp Marketing no Website

Como comentei anteriormente, um dos principais locais para divulgar o seu WhatsApp é através do seu website. Porém, imagine o seguinte: O seu possível cliente acessa o seu site, visualiza o número do WhatsApp e para mandar uma mensagem a você ele precisa cadastrar seu contato no aplicativo.

Visto que hoje os acessos a websites via celulares ultrapassaram o acesso via computadores e notebooks, isso significa que será bastante difícil para que o seu cliente consiga copiar o seu número de WhatsApp para conseguir enviar uma mensagem a você, correto?

Gerar acessos a um website, com o intuito de aumentar sua base de clientes custa tempo e dinheiro. Muitas vezes você precisa divulgar seu endereço e comprar mídia para que seu site seja conhecido e seus possíveis prospectos acessem seu endereço para que saibam mais a respeito dos seus produtos e serviços.

Agora, já imaginou quantas pessoas acabam desistindo do processo por não ser usual adicionar um novo contato a sua agenda para te mandar uma mensagem? Ou melhor, imagine quantas pessoas acessam o seu website e não deixam se quer um rastro para que você consiga recuperar este acesso.

A solução definitiva para tudo isto é o InstaZap, que permite sua empresa a instalar um botão de WhatsApp no seu website. O que isso significa? Que de forma simples, o seu cliente estará navegando no seu site e poderá clicar em um botão que o levará diretamente para o aplicativo do WhatsApp. O melhor disso tudo, é que o campo de mensagem no aplicativo já vem com uma informação pré-formatada, facilitando a abordagem do seu prospecto.

Além do InstaZap oferecer este conforto ao usuário, o seu design foi planejado para aumentar a quantidades de cliques no botão do WhatsApp. Desta forma, o botão foi contextualizado para uma estética visual bastante conveniente às boas práticas que já são utilizadas. As boas práticas que me refiro é o formato estético do botão do Messenger do Facebook. Afinal, de nada adianta possuir uma solução muito usual como a do InstaZap, porém sem receber cliques no botão.

Começar a Gerar Novos Clientes pelo WhatsApp

Bom, agora que você já conhece as boas práticas para aplicar WhatsApp Marketing no seu negócio, você deve começar a comunicar o número do seu telefone de WhatsApp nos materiais de comunicação, convidar seus prospectos, sempre que possível, para conversar através do aplicativo e, por fim, instalar o botão do WhatsApp no seu website.

Para começar é muito simples: clique aqui, conclua seu cadastro, insira o código do InstaZap no seu site e comece a gerar novos negócios.

Leave a Reply